sexta-feira, 22 de abril de 2011

O medo do novo - mudanças nos fazem pensar na vida

A vida é incerta e sempre nos traz novas situações para testar nossa capacidade de adaptação à circunstâncias imprevisíveis, num momento nossas expectativas de um futuro seguro e controlado podem ser destruidas pela ocasião que o acaso nos apresenta. É dificil nessa hora manter a calma quando estamos sempre abertos aos outros, eu quando amo por exemplo me entregava e colocava meus planos por água a baixo por total dependência do outro em minha vida. Isso mudou hoje, depois que percebi que não adianta, o amor não se mede no apego, ele se mostra justamente nos momentos em que precisamos abrir mão de nossas expectativas para que o outro siga seu caminho e realize seus sonhos. A felicidade do outro se torna a nossa própria, e ao realizar essa aceitação nos sentimos mais forte. Claro que isso muito superficialmente, pois no início a dor da mudança e da perda nos transforma em pessoas possessivas e deprimidas, como que se nosso mundo se perdesse junto com o chão que parece que sumiu e eu caí de uma altura tão alta que não sei mais como voltar para mim mesma. Vivi tanto tempo me dedicando a uma pessoa que acabei esquecendo de mim mesma, isso acontece principalmente com nós mulheres que temos essa natureza de mãe e mulher intrínsica em nossa existência. Quantas amigas minhas eu conheço que vivem em função do homem que ama e deixam suas vidas paradas, estacionadas sem buscar nada de novo, sem sonhos e nem objetivos por medo de mudar o foco e deixar de dar a atenção que ele merece, muitas vezes até por medo de perder, sintoma que surge por conta da carência e pelo vício que nós mulheres temos em agradar o outro. É complicado, qualidade e defeito é relativo dependendo do ponto de vista, e tudo o que podemos fazer hoje é nos observar até que ponto nosso amor pode ser sufocante ou ajudar ao próximo além de nos beneficiar também, dessa forma se torna um sentimento saudável de alegria e prosperidade trazendo paz para os corações e tranquilidade. A vida é mesmo insegura, nunca sabemos o que poderá acontecer no dia de amanhã, assim já sabemos que nada poderá ser sempre 100% do jeito que a gente quer, mas provavelmente na maioria das vezes é o que precisamos, pois nada acontece por acaso e Deus sempre sabe o que é melhor pra gente! Essa confiança na vida me faz sentir uma esperança diferente, algo que nunca senti, também por que nunca passei por isso antes, mas essa experiência me fez ser uma mulher melhor que antes, e amanhã serei melhor que hoje e é assim funciona o fluxo da vida. Antes de dormir me pergunto: "O que eu aprendi hoje? Em que pude contribuir para o universo hoje? O que espero do meu dia amanhã? Essa reflexão nos mostra como a nossa vida é rica e como sempre há alegria em momentos dificeis, pois somos seres humanos, conscientes de nossa força capazes de nos adaptar e superar qualquer situação, e de que mudanças fazem parte da vida, nesses momentos refletimos em que estado nos encontramos e o que podemos fazer para mudar, refazer nossos planos, construir um novo caminho, aprender a nos dar mais valor que antes, e manter o foco para o jubilo da realização. O sucesso acontece dentro de nossos corações através do orgulho que sentimos ao cumprimos uma tarefa, por mais dificil que pareça, nada é impossível!!


E me escreva por email alessandra@portaldafelicidade.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário