domingo, 4 de maio de 2014

O presente

O momento presente é tudo que temos como nosso, como posse. Porém ele é efêmero e eterno. Ao invés de nos apegarmos a ele, podemos nos entregar. A entrega se dá ao aceitar o presente como ele é, aceitar os fenômenos sem julgamento, sem apego e sem repulsa. A aceitação leva à calma, à paz interior. Aí reside nossa felicidade!
Viva no aqui e agora! O momento presente é seu bem mais precioso.
Não busque a paz, nem outro estado qualquer, apenas aceite aquele momento exatamente como é,  do contrário vai criar  conflito e resistência. Se não estiver em paz, aceite e perdoe-se por não estar em paz, quando você aceita a intranquilidade, ela automaticamente se transforma em paz. Esse é o milagre da entrega.
Faça o que tem que fazer em cada momento, aceite o que é. Mente e resistência é a mesma coisa, aceitar liberta do domínio da mente e restabelece a conexão com o SER. Assim o ego com suas formas de controle com medo, raiva, ansiedade, preocupações, tristeza, não funciona mais. A inteligência maior passa a dominar as ações. Surge uma presença intensa.
Ser feliz é viver cada momento, o portal da felicidade é o AGORA. Os pensamentos sempre te levam para o passado ou futuro, é a mente que não para com seu falatório.  É preciso perceber a mente, que é apenas um mecanismo, é algo à parte, assim como o corpo. A mente está cheia de raiva, desejo, vergonha, medo, ganância, culpa. Ao observar esses sentimentos, eles desaparecem e você permanece intocável. Vovê não é esses sentimentos, eles vem e vão com os pensamentos. Só por observar, perceber e assim está presente, você continua tranquilo, calmo, em paz.
No agora diminuem os pensamentos e consequentemente os problemas. Assim se liberta de anos de sofrimento.  Seja apenas um observador, tudo passa, não abrace nada por ser bom, maravilhoso. Alegria ou tristeza, prazer ou desespero, tudo passa, apenas observe sem se identificar. Tudopassa, apenas você permanece, você é a realidade.
Estar consciente é estar presente. Torne-se consciente, os traumas do passado não precisam se repetir, hoje não está acontecendo mais, porém se fica na inconsciência você os atrai. 
Como viver o momento presente?
- Meditar, relaxar, ficar alerta usando os cinco sentidos ou até os seis para observar tudo a sua volta, utilize tudo o que for possível para estar desperto, consciente.

 A Advertência de Horácio

Carpe Diem, "aproveite o dia presente", escreveu Horácio, um peta guerreiro que habitou o vasto Império Romano, em tempos do principesco Augustus. Sensível como um barômetro, o velho Quintus Horatius Flaccus um dia elevou o olhar aos céus e captou o fluir silencioso das águas do rio tempo. A visão da transitoriedade aflorou na sentença: Carpe Diem, aproveite o dia presente, pois ele é tudo que é dado ao homem usufruir. Passado é história, água corrida que não volta. Futuro é hipótese, probabilidade apenas, incerteza e risco, impalpável demais para ser levada tão a sério.
Carpe Diem, nestas duas palavras latinas, um alerta, um conselho, uma filosofia de vida. Viver é já. Existir é hoje. Nenhum tempo além. Nenhum lugar além. Se tiver de ser, que seja eternamente agora. Ou talvez jamais, porque as águas do rio tempo não voltam – e ainda que voltassem não nos encontrariam, pois não seríamos mais os mesmos. Tudo flui, dizia Heródoto. Tudo muda. A única coisa que permanece é a improcedência. Nada é eterno, pois que tudo é chama, fluxo, incapacidade, escorregar-se, deixar de ser. Carpe Diem. Se tiver de viver, que seja agora.

A advertência de Horácio é sábia. É sobretudo útil. Talvez mais útil ainda nestes tempos sobrecarregados, de cenhos sombrios, estafados na tentativa de construir defesas antecipadas contra difusos perigos de um amanhã improvável. Apólices de seguro na mão, e vamos nós, seguros e inseguros.

Carpe Diem, ouçamos Horácio, que perscrutou uma verdade profunda – e traduziu-a numa norma simples. Viver hoje – fazer hoje. Ser hoje. Sem essa de não poder ser feliz no domingo porque há contas a pagar na segunda. O conflito é amanhã? Deixa pra lá..... Amanhã você pode ser até enforcado, mas até que chegue amanhã, aproveite bem o seu pescoço. Viver no passado é neurótico, é inútil, é um viver virtual. 

Carpe Diem, colha seu dia, como quem colhe um fruto maduro, na hora exata. Um descuido e o fruto se perde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário