quarta-feira, 6 de abril de 2011

A beleza padronizada! Qual a verdadeira fonte?

Desde que surgiram os primeiros modelos de beleza e o comércio tomou posse para dominar e vender inúmeras possiblidades de ser aquilo que não somos, o belo se tornou o inferno na psique de todos os jovens e adolecentes. Milhares de meninas morrem de anorexia, muitas são bulêmicas, outras se deprimem por não estar dentro do padrão da sociedade. O magro, o forte, a loira, a morena, todas as pessoas se condenam por estar ou não dentro dessa regra, quando estão dentro do padrão nunca se satisfazem, querem sempre mais, o ego não se contenta em ser mais um, quer ser o melhor, quer estar entre os mais bonitos, mais desejados, mais invejados. Quem está fora se condena por não ser o que as pessoas esperam, são rejeitados e se rejeitam, se escondem, poucos os que assumem sua beleza única e intransferível e se mostra como é e como veio. Assumir quem somos não é tarefa fácil, ainda mais nos dias de hoje onde tudo e pra tudo é necessário seguir um padrão. Mas vamos nos limitar no estereótipo exigido pela sociedade insana em que vivemos. Eu mesma quando adolecente tive problemas psicológicos, pois era muito mais alta que todas as minhas amigas, não me achava bonita e meus amigos sempre caçoavam de mim. Vivi por muitos anos em estado de depressão, queria não ser tão alta, não ser tão magra, acabei engordando 10 quilos, e então por ironia o magro passou a ser lindo. Conclusão: fiz de tudo para emagrecer novamente. E então a moda era por silicone, ter seios fartos, coloquei. O bonito é ter o cabelo liso e comprido, e etc. Se pararmos com isso teremos muito mais que um modelo, teremos a disposição milhares de modelos de beleza conforme a nossa criatividade. CHEGA! Dei um basta pois não aguento mais! Desde que fiz terapia e comecei minha busca por mim mesma, saber quem sou, tudo acontece tão rápido e tão intensamente, as transformações são tantas que minha mente não acompanha.
Me questiona o tempo todo "Mas você e tão linda assim, por que você vai deixar de ser quem é agora? Onde você vai trabalhar? Você vai deixar de se cuidar? Vai ficar feia e não vai mais ser aceita por todos? Seu namorado não vai mais te querer? Enfim, não estou dizendo que devemos deixar de nos cuidar, de sermos vaidosos, etc. O quero e que pretendo comigo mesma é negar esse vício de ser quem não sou, de ter que atingir expectativas que não posso, de buscar coisas superficiais que não me agregam em nada, e sim poder me amar como sou, minha beleza, meu corpo como é, meu cabelo como é, dar um basta e poder viver sem depender da aceitação dos outros. A única pessoa que precisa nos aceitar somos nós mesmos, os outros precisam aceitar também a eles mesmos e assim todos iremos nos amar e amar aos outros como somos e como são. A verdade aparecerá no brilho dos olhos e não na roupa que veste. Quem somos está dentro de nós. Nosso corpo e imagem apenas nos mostram para o mundo o que somos por dentro, se por fora vc está tentando ser uma pessoa que não é, então quem é você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário