terça-feira, 6 de maio de 2014

Mude suas crenças e mude seu mundo!

Falso EU x Verdadeiro EU

Ao longo da vida, vamos criando uma imagem falsa de nós mesmos; essa imagem é criada por ilusões, vamos acumulando crenças e ideais e formamos um EU idealizado, um falso EU.
Eu por exemplo, mesmo depois de ter alcançado um estado de iluminação e já há algum tempo meditando, descobri que estou num movimento constante a caminho do despertar, o despertar acontece a cada dia, a cada momento. Percebi como me deixava levar pelos modismos, pois escondia meus cabelos brancos com tintura, fazia escova progressiva, tive vontade de fazer cirurgia plástica no abdomen, estava alimentando uma imagem falsa e agora vejo que nada disso importa... .
Disfarçar ou esconder a idade...  Porque não ter cabelos brancos? É tão bom aceitar as coisas como elas são! E não preciso me apegar nem sentir aversão a isso, posso enxergar a verdade última: tudo está sempre em constante mudança. A meditação me leva a observar as mudanças sem me identificar, aceitando o que surge, livre de imaginações e criações mentais, mas observando a realidade tal como é no aqui e agora!
O que realmente importa é a cirurgia mais profunda do meu EU interior, em constante evolução, a matéria, o corpo é altamente perecível, mas a identificação com o mundo material traz conflitos e problemas.

Pode até ser que hoje eu tenha idéias e ações ainda condicionadas e que amanhã ou daqui um ano, ou daqui 10 anos eu vá perceber... Estou em constante mudança. Aquela Vera de ontem não existe mais, as camadas mais superficiais de nosso SER muda sempre, mas a minha essência permanece e vem à tona com a meditação. 

E quanto mais investimos energia nessa imagem falsa menos energia temos no centro de nosso ser, que enfraquece, e nos afastamos do verdadeiro EU. Este centro é o EU real, pleno de capacidades, criatividade, potencialidade.  Por isso vem os conflitos, dúvidas, confusões, frustrações, ansiedade, depressões, culpas e insatisfações. Pode ocorrer também desequilíbrios de toda ordem como doenças físicas e mentais, insatisfações profissionais, obesidade, vícios e dependências químicas e emocionais, etc.

Temos padrões rígidos devido ao medo de que tudo acabe caso não sigamos esse modo de viver que determinamos como "correto". Não conseguimos perceber que não podemos ser tão perfeitos como esse EU exige, e por isso nos culpamos e nos castigamos. Nos sentimos fracassados quando não conseguimos atender essas exigências. Não conseguimos perceber como as nossas expectativas em relação a nós mesmos são impossíveis de serem atendidas. Para esconder esse fracasso a maneira mais comum é projetarmos a culpa desse fracasso nos outros, no mundo, enfim fora de nós. Quanto maior a identificação com esse falso EU, maior frustração e sofrimento.

Quando desistimos de investir energia nessa ilusão, podemos deixar que nosso EU mais puro e verdadeiro se revele com suas qualidades e defeitos. Nós somos perfeitos em nossa imperfeição, e quando aceitamos isso, temos uma visão objetiva de nós mesmos e isso nos liberta. Assim, assumimos a responsabilidade pela nossa imperfeição, pelas nossas deficiências, e justamente por não mais investirmos energia para disfarçá-las, essa energia é utilizada para o desabrochar de nossos potenciais. Assim surge de imediato a auto-confiança genuína, autoestima verdadeira, a felicidade, o prazer de viver.

Com a renúncia a esse EU idealizado vem a sensação de liberdade, o nosso EU verdadeiro sabe que não podemos ser perfeitos e não se angustia com isso, renascemos plenamente, nos assumindo como somos, nos valorizando e nos reconhecendo e assim nos sentimos aceitos e reconhecidos pelos outros. Não precisamos mais esconder nada de nós mesmos nem dos outros e nos entregamos à vida de maneira salutar e conhecemos assim a beleza da vida.

A suprema liberdade é encontrar o caminho de volta para o EU verdadeiro, o centro de nosso SER.
Quando tiver coragem para SER você mesmo perceberá que o EU verdadeiro é muito superior ao EU idealizado. Assim se sentirá seguro, em paz, e vai parar também de  buscar essa paz e segurança onde não existem, por exemplo na matéria, tóxicos, relacionamentos simbióticos, na comida, poder, no trabalho excessivo, modismos, etc.

Que todos possam acessar a verdade e a iluminação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário