domingo, 3 de maio de 2015

Curso Vipassana


Meditação Vipassana


https://www.dhamma.org/pt/about/vipassana

Geral

Cursos Bilingues são cursos realizados em duas línguas. Todos os estudantes ouvirão as instruções diárias em ambas as línguas. Os discursos da noite serão ouvidos em separado.
Estudantes antigos são aqueles que completaram um curso de 10 dias de Meditação Vipassana com S.N. Goenka ou com os seus Professores Assistentes.
Os estudantes antigos têm a oportunidade de prestar serviço ao Dhamma nos cursos listados acima.
Todos os cursos são realizados somente com base em doações. Todas as despesas são cobertas por doações daqueles que, por terem completado um curso e experimentado os benefícios de Vipassana, desejam dar aos outros a mesma oportunidade. Nem o Professor ou os professores assistentes são remunerados; eles e aqueles que servem no curso fazem-no de forma voluntária. Assim Vipassana é oferecida livre de comercialismo.
Curso de meditação são realizados tanto em centros como em locais arrendados. Centros de Meditação são instalações dedicadas somente à meditação, onde são realizados regularmente cursos durante todo o ano. Antes dos centros de meditação desta tradição terem sido construídos, todos os cursos eram realizados em locais temporários, tais como campos de férias, centros de retiros religiosos, igrejas e outros. Hoje, em regiões onde os centros ainda não tenham sido construídos por estudantes locais de Vipassana, os cursos de 10 dias de meditação são realizados em locais "sem-centro".

Tipo de curso

Cursos Curtos para Estudantes Antigos (1-3 dias) são para qualquer estudante que tenha completado um curso de 10 dias com S.N. Goenka e os seus professores assistentes. Todos os estudantes antigos são bem-vindos a se inscrever para participar nestes cursos, incluindo aqueles que tenham feito o seu último há já algum tempo.
Cursos de 10 dias são cursos de introdução à Meditação Vipassana onde a técnica é ensinada passo-a-passo em cada dia. O curso começa depois do periodo de registo e orientação compreendido entre as 14h e as 17h, e segue-se durante 10 dias completos de meditação, terminando na manhão do 11º dia pelas 7:30.
10-day Courses for Old Students have the same timetable and discipline as 10-day courses. These courses are open to serious old students who have completed at least three 10-day courses and one Satipaṭṭhāna Sutta course, have not been practising any other meditation techniques since last 10-day course, have been practising this technique of Vipassana for at least one year, are trying to maintain the five precepts in their daily lives, and trying to maintain daily practice.
Programas para Alunos Antigos são similares aos Períodos de Serviços nos quais há tempo para se trabalhar em várias atividades de manutenção do Centro e em projetos de construção e jardinagem, porém contêm uma programação mais estruturada e completa, oportunidades para se reunir com professores-assistentes e possivelmente com comitês e assembléia de servidores. Todos os Alunos Antigos são convidados a participar. O programa diário incluirá três meditações em grupo intercaladas com períodos de trabalho pela manhã e à tarde. Em noites selecionadas, haverá fitas sobre palestras e conversas especiais de S.N. Goenka para Alunos Antigos.
Cursos de Satipatthana Sutta seguem o mesmo horário e disciplina de um curso de 10 Dias. A diferença é que, nas palestras noturnas gravadas, o Satipatthana Sutta é examinado cuidadosamente. Este é o principal texto em que a técnica de Vipassana é explicada de forma sistemática. Estes cursos estão abertos a alunos antigos dedicados que tenham completado (não incluindo cursos em que tenham servido) pelo menos três cursos de 10 Dias, não tenham praticado qualquer outra técnica de meditação desde o último curso de 10 Dias, estejam praticando esta técnica de Vipassana há pelo menos um ano, e que estejam se esforçando para manter a sua prática de meditação e a observância dos cinco preceitos em sua vida diária pelo menos desde o momento em que se inscreveram para o curso.
Autocursos para Alunos Antigos seguem o mesmo horário e disciplina de um curso de 10 Dias. A diferença é que não há um professor-assistente. Estes cursos estão abertos a alunos antigos dedicados que tenham completado pelo menos três cursos de 10 Dias, não tenham praticado qualquer outra técnica de meditação desde o último curso de 10 Dias, estejam praticando a técnica de Vipassana há pelo menos um ano e mantendo a observância dos Cinco Preceitos em sua vida.
Vipassana, que significa ver as coisas como realmente são, é uma das mais antigas técnicas de meditação da Índia. Foi redescoberta por Buda Gotama há mais de 2500 anos e ensinada por ele como um remédio universal para males universais, ou seja, uma Arte de Viver. Essa técnica não sectária visa a total erradicação das impurezas mentais e a resultante suprema felicidade da liberação completa. A cura, não a mera cura de doenças, mas a cura essencial do sofrimento humano, é o seu propósito.
Vipassana é um caminho de autotransformação que utiliza a auto-observação. Foca a profunda interconexão entre mente e corpo, que pode ser experimentada diretamente pela atenção disciplinada às sensações físicas, que, por sua vez, constituem a vida do corpo e continuamente se interconectam e permitem a vida da mente. É essa jornada de autoconhecimento baseada na observação — que objetiva a raiz comum da mente e do corpo — a responsável pela dissolução das impurezas mentais, resultando numa mente em equilíbrio, cheia de amor e compaixão.
As leis científicas que regulam os pensamentos, sentimentos, julgamentos e sensações se tornam claras. Pela experiência direta, compreende-se a natureza de como se progride ou regride, como se produz ou se liberta do sofrimento. A vida começa a se caracterizar por consciência, libertação de ilusões, autocontrole e paz cada vez maiores.

A Tradição

Desde o tempo de Buda, Vipassana tem sido transmitida, até o presente momento, por uma ininterrupta cadeia de professores. Embora de origem indiana, o atual professor nesta cadeia, Sr. S.N. Goenka, nasceu e foi criado na Birmânia (Myanmar). Enquanto viveu lá, ele teve o privilégio de aprender Vipassana de seu professor, Sayagyi U Ba Khin que, naquela época, era um graduado funcionário público. Depois de ser treinado por seu professor durante quatorze anos, o Sr. Goenka se estabeleceu na Índia, iniciando seus ensinamentos de Vipassana em 1969. Desde então, ele tem ensinado a milhares de pessoas de todas as raças e credos, no ocidente e no oriente. Em 1982 ele começou a nomear professores assistentes para ajudá-lo a atender à demanda crescente por cursos de Vipassana.

Os Cursos

A técnica é ensinada em retiros de dez dias, durante os quais os participantes seguem o Código de Disciplina recomendado, aprendem os fundamentos do método e praticam o suficiente para experimentar seus resultados benéficos.
O curso requer trabalho sério e árduo. Há três passos no treinamento. O primeiro passo é abster-se — durante todo o curso — de matar, roubar, manter atividade sexual, mentir e se intoxicar. Esse simples código de conduta moral serve para acalmar a mente que, de outra forma, estaria muito agitada para executar a tarefa de auto-observação. O próximo passo é desenvolver o domínio da mente aprendendo a fixar a atenção na realidade natural do fluxo da respiração, sempre mutável, enquanto entra e sai das narinas. Ao quarto dia, a mente está mais clara e mais em foco, mais preparada, portanto, para empreender a prática de Vipassana em si: observar as sensações por todo o corpo, compreendendo sua natureza e desenvolvendo a equanimidade, aprendendo a não reagir a elas. Finalmente, no último dia os participantes aprendem a meditação de amor ou boa vontade frente a todas as coisas, quando a pureza desenvolvida durante o curso é partilhada com todos os seres.
A prática inteira é, na verdade, um treinamento mental. Exatamente como usamos exercícios físicos para melhorar a saúde de nosso corpo, Vipassana pode ser utilizado para desenvolver uma mente saudável.
Porque a técnica é considerada genuinamente proveitosa, muita ênfase é dada à preservação de sua forma autêntica, original. Ela não é ensinada comercialmente, mas, pelo contrário, é oferecida gratuitamente. Nenhuma pessoa envolvida nesse ensinamento recebe qualquer remuneração material. Não se cobra nada pelos cursos — nem mesmo para cobrir os custos de alimentação e acomodação. Todas as despesas são cobertas por doações de pessoas que, tendo completado um curso e experimentado os benefícios de Vipassana, desejam dar a outros a oportunidade de também se beneficiarem.
É claro, os resultados vêm gradualmente pela prática contínua. Não é realista nutrir a expectativa de que todos seus problemas sejam resolvidos em dez dias. Nesse tempo, entretanto, a essência de Vipassana pode ser aprendida de forma a ser aplicada na vida diária. Quanto mais se pratica a técnica, mais se é libertado do sofrimento, e mais se está próximo do objetivo final de liberação completa. Mesmo dez dias podem dar resultados vívidos e obviamente benéficos para a vida cotidiana.
Todas as pessoas sinceras são bem-vindas a participar de um curso de Vipassana para ver por si mesmas como a técnica funciona e para sentir seus benefícios. Cursos de Vipassana estão sendo conduzidos até mesmo em presídios, com grande sucesso e maravilhosos benefícios para os participantes. Todos que experimentam acham Vipassana uma ferramenta inestimável para atingir e repartir com outros a verdadeira felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário